Do cross country ao enduro: suspensão Manitou Mattoc Comp chega ao Brasil com curso ajustável e enorme versatilidade

Criada para atender uma ampla gama de pilotos com ótimo custo-benefício, a Manitou Mattoc Comp 29’’  é o garfo que vai do cross-country ao enduro com curso entre 110 e 160 mm e hastes de 34mm

Apresentada mundialmente há alguns meses, a suspensão dianteira Manitou Mattoc Comp chega ao Brasil com uma proposta bem diferente: apostar em uma construção extremamente versátil e em um ótimo custo-benefício para ser “um garfo para todos”. A ideia é atender do piloto de cross country mais agressivo a praticantes de enduro que buscam uma suspensão leve, porém rígida e amplamente ajustável.

O principal segredo para isso é que a Mattoc Comp pode ter seu curso ajustado internamente entre 110 mm e 160 mm, em intervalos de 10 mm em 10 mm, sem a necessidade de substituir ou adicionar nenhum componente.

Além disso, graças à nova construção com hastes de alumínio com 34mm de diâmetro com ponte invertida e eixo passante Boost com tecnologia Hexlock, a nova Mattoc é 30% mais rígida contra torções laterais do que a geração anterior do garfo. Como a cereja do bolo, o peso é bastante competitivo para a aplicação e faixa de preço.

Veja agora alguns dos principais destaques da suspensão.

Mola pneumática Expert Air

O curso regulável entre 110 mm e 160 mm é apenas uma pequena parte dos recursos e ajustes da nova Manitou Mattoc Comp. Isso porque a mola pneumática Expert Air que equipa o garfo tem outras cartas na manga: o sistema é derivado da revolucionária tecnologia Dorado Air, contando com um desempenho semelhante aos modelos mais avançado da Manitou, mas com um custo mais acessível.

Assim como sua prima mais refinada, a mola Expert Air também possui uma válvula que equaliza automaticamente a pressão da câmara negativa e a da positiva durante a calibragem, criando um funcionamento muito mais consistente e livre de pontos de ineficiência. Além disso, graças à tecnologia IVA (Incremental Volume Adjust), é possível diminuir ou aumentar o volume da câmara positiva, ajustando, assim, a progressividade do seu funcionamento, algo extremamente importante nas configurações com curso mais longo.

Com isso, pilotos mais pesados, agressivos ou que saltam muito podem encontrar uma configuração mais adequada para evitar o fim de curso. Já ciclistas mais leves, ou que encaram trilhas mais naturais, podem manter o funcionamento mais linear, ajudando na leitura de terreno.

Sistema hidráulico de compressão ABS+ 

Outro detalhe que faz total diferença na ajustabilidade da nova Mattoc é o sistema hidráulico de compressão ABS+, que permite ajustar a compressão de garfo de forma gradativa, indo de totalmente aberto até totalmente travada.

Isso quer dizer que, além do benefício de poder bloquear os movimentos da suspensão nas subidas, você também pode ajustar o comportamento dela sem alterar a pressão do ar.

Vai pegar uma descida mais esburacada? Basta abrir a compressão e permitir que a Mattoc trabalhe livremente.

Vai pegar trilhas com grande inclinação ou com muitos saltos? Certamente, alguns cliques a mais na compressão vão ajudar a manter a geometria da bicicleta mais estável e afastar o fim de curso.

A Manitou afirma que o funcionamento do garfo é tão equilibrado, que preferiu lançar o modelo com o botão de ajuste no ombro do garfo, mas que para os apaixonados pelo sistema Milo, estão disponíveis kits de upgrade para instalação de trava no guidão.

Sistema hidráulico de retorno TPC

O sistema de retorno TPC (Twin Piston Chamber) da Manitou consiste em dois pistões separados, sendo o da compressão, fixo no topo do cartucho, e um móvel, responsável por controlar o retorno na parte inferior, tecnologia que ajuda a evitar a cavitação do óleo, mantendo o funcionamento do garfo sempre consistente.

Além disso, a amplitude de ajuste do retorno da Mattoc Comp permite que ela seja utilizada por pilotos de diferentes pesos, com várias pressões de ar e cursos – algo que poucos sistemas conseguem fazer.

Chassis moderno e de baixo peso

A parte estrutural da Mattoc também oferece diversas soluções inteligentes de desenho. Primeiramente, ela utiliza um chassi semelhante ao das versões mais avançadas do garfo (Expert e Pro), permitindo que o piloto faça upgrades de sistemas pneumático e hidráulico, melhorando seu desempenho sem precisar trocar de garfo.

Além disso, ela utiliza uma coroa oca em alumínio para manter o peso controlado, e apostando no desenho de arco invertido para conseguir uma melhor relação entre peso e rigidez.

O modelo é equipado com uma espiga cônica, que torce menos nas curvas mais fortes, e também com um prático eixo de 110x12mm com tecnologia Hexlock, que aposta em encaixes hexagonais, que aumentam exponencialmente a rigidez do garfo.

Por último, mas não menos importante, a Mattoc Comp já utiliza 44mm de off-set, alinhando-se com a geometria das bikes mais modernas do mercado.

Manitou Mattoc Comp – Sugestões de uso

-Curso de 110 a 120 mm – Opção para XC agressivo ou pilotos mais pesados, em vez de uma Machete ou R7;

-Curso de 130 a 140 mm – Excelente opção de upgrade para bikes de trail que vieram montadas com garfos de entrada;

-Curso de 150 a 160 mm  – O garfo ideal para o piloto de enduro mais leve, ou que pedale em trilhas não tão agressivas.

Manitou Mattoc Comp – Ficha Técnica

Tamanho da roda: 29″

Peso: 2020g

Offset: 44mm

Altura do eixo até a coroa:

-110 mm = 522 mm

-120 mm = 53 2mm

-130 mm = 542 mm

-140 mm = 552 mm

-150 mm= 562 mm

Mola pneumática: Expert Air c/ IVA

Sistema de Compressão: ABS+

Sistema de Retorno: TPC

Ajustes: Pressão do ar, volume do ar, curso, compressão e retorno

Espiga: 1.5″ Tapered

Coroa: Alumínio forjado – oca

Diâmetro das hastes: 34 mm

Material das canelas: Alumínio série 6000

Freio: Post Mount 160 mm (pode-se usar discos de até 203mm)

Eixo: Boost 15mm x 110mm Hexlock

Tamanho máximo do pneu:  29×2.6”

Preço sugerido: R$ 5.399,00